Consulta Seguro DPVAT 2020

Consulta Seguro DPVAT 2020

O DPVAT 2020 ou “Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre” é um seguro de caráter obrigatório que todos os donos de veículos devem pagar anualmente dentro do prazo estabelecido pelo DETRAN de cada estado, que é o órgão responsável pelo licenciamento. A melhor forma de saber, porém a data e o valor do seguro é através da consulta seguro DPVAT 2020.

Realizar a consulta do Seguro DPVAT 2020 é um procedimento simples e rápido que você pode fazer pela internet a qualquer momento e lugar. Do mesmo modo, deve-se ressaltar que é também gratuito para que todos possam assim usufruir como é de direito.

As regras são comuns para todas as regiões, mas os valores e datas são diferentes. É por isso que você deve ficar bastante atento para não deixar os prazos se encerrarem e acabar correndo o risco de se locomover com o veiculo irregular, o que pode provocar a consequente apreensão do mesmo e até a perda de sua CNH caso seja parado em alguma blitz policial.

Consulta Seguro DPVAT 2020
Consulta Seguro DPVAT 2020

Se você ainda não sabe como funciona o DPVAT ou mesmo como se deve fazer a consulta do Seguro Obrigatório 2020 precisa continuar comigo neste artigo, pois ao longo dos próximos parágrafos te mostrarei como é simples. Preparado? Então vamos lá.

Como Consultar o Seguro DPVAT 2020

Para fazer a consulta do valor, assim como o prazo de pagamento para a quitação do seu Seguro DPVAT 2020 é só acessar este link seguradoralider.com.br e clicar sobre o estado em que se encontra, ou onde o seu veículo foi licenciado no mapa do Brasil localizado a esquerda de sua tela.

O sistema vai apresentar uma listagem com todos os links importantes para a realização do pagamento do DPVAT. É só clicar sobre a opção desejada, inserir os dados solicitados referentes ao seu veículo e solicitar a emissão do boleto. É só seguir os passos abaixo para consultar o DPVAT 2020:

DPVAT 2020 - Como Consultar
DPVAT 2020 – Como Consultar
  • Acesse a página da Seguradora Líder;
  • Clique no seu estado;
  • Acesse o link “Clique aqui para gerar a guia neste site”
  • Digite todos os dados solicitados;
  • Clique em “Continuar”
  • Confira o valor da guia de pagamento e imprima para realizar o pagamento do DPVAT.
Consulta Seguro DPVAT 2020
Consulta Seguro DPVAT 2020

É importante que você leia todas as informações com bastante atenção, uma vez que cada estado brasileiro possui seus próprios critérios para a arrecadação do DPVAT 2020, assim como as instituições parceiras que são autorizadas a receberem os pagamentos.

Depois de ter realizado essas observações importantes é só imprimir o boleto e ir a um dos postos de arrecadação do DPVAT autorizados para fazer a quitação do seu seguro. Caso prefira utilizar o Internet Banking do seu banco é só aproveitar o acesso e entrar no site da referida instituição bancária para realizar todo o procedimento de pagamento de forma simples e rápida.

Valor do Seguro DPVAT 2020

De acordo com o site da Seguradora Líder, os valores variam entre R$ 68,10 e R$ 251,33 de acordo com a categoria do veículo que, neste caso, é a 1 e 3 respectivamente. Para saber exatamente o valor que precisa pagar é só consultar a tabela disponibilizada no site da companhia neste link (seguradoralider.com.br).

Tabela DPVAT
Tabela DPVAT

Note que, com exceção da categoria 3 que pode ser parcelada, as demais taxas serão cobradas dos proprietários de veículos pelo valor à vista.

Prazo de pagamento DPVAT 2020

O pagamento a vista deve ser realizado junto com o vencimento da primeira parcela do IPVA ou da cota única. Mas, se o seu veículo é isento do IPVA, o vencimento para o pagamento do DPVAT é junto com o licenciamento anual ou no emplacamento.

Já no caso do pagamento parcelado para a categoria 3, o valor é dividido igualmente em 3 parcelas que devem ser quitadas junto com os respectivos vencimentos das parcelas do IPVA. Veja Mais:

O que é o Seguro DPVAT 2020? Para que serve?

O Seguro DPVAT ou Seguro Obrigatório é uma tributação paga por todos os proprietários de veículos, independente do modelo ou categoria, que serve de indenização as vítimas que se envolvem em acidentes de trânsito, independente se a mesma é um motorista, motociclista, ciclista ou pedestre. Veja abaixo quem tem direito ao DPVAT.

Com o dinheiro do seguro, a vítima recebe a indenização que a auxilia na recuperação e tratamento do acidente sofrido e suas possíveis consequências ou sequelas. Desta forma, o seguro cobre os casos que ocasionam morte (para a cobertura das despesas do óbito), invalidez (quando a vitima sobrevive, mas o acidente a deixa com sequelas que precisarão ser cuidadas como, por exemplo, a perda de um membro e/ou necessidade de se colocar uma prótese) e despesas médicas e hospitalares (como internação, cirurgia, compra de remédios e tratamentos com fisioterapia).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *